segunda-feira, 27 de abril de 2009

PROJETO COCA-COLA - DESCONSTRUINDO PARA RECONSTRUIR

Iniciamos o ano de 2009 com força total! Em Fevereiro de 2009, 2 turmas de educandos foram formadas, e uma 3ª formada por ex-educandos e alguns novos foi formada em março, com uma proposta diferente...
...a Entidade como um todo, sofreu algumas transformações e agora, mais maduros e engajados na proposta politico pedagógica (a PPP), pudemos aplicar isso com mais enfase nas atividades desenvolvidas.
Em Fevereiro deste ano, recemos a visita do pessoal da Coca-Cola, que através do nosso parceiro o CDI(Comitê Para a Democratização da Informática), chegaram até nós com o intuito de conhecer o trabalho como um todo e algumas peculiaridades da comunidade local. Ao nosso ver todos se encantaram com o trabalho, fazendo diversos questionamentos de como era o nosso dia a dia e nossa relação com a comunidade. No inicio não demos muita importancia a essa visita e achamos que seria apenas mais uma entre tantas que recebemos durante o ano, de pessoas interessadas em saber como conduzimos nosso trabalho junto a comunidade principalmente com as crianças e jovens atendidos.
Logo em seguida tivemos a surpresa: Haviamos sido escolhidos pela Coca-Cola, para recebermos um projeto Piloto que seria de certa forma uma "refência" para outros tantos iguais a esse que haverão de surgir pelo Brasil a fora.
Nossa expectativa foi grande e passamos através do CDI a buscar informações de como tudo isso iria acontecer.
Após a apresentação do projeto e algumas conversas, foi marcado um encontro de 1 dia onde nós(Mensageiros) + CDI, alguns membros da comunidade e o pessoal da Coca-Cola, iriamos discutir de forma coletiva como seria esse espaço e que nome receberia. Discutimos qual seria o melhor espaço fisico mais ideal dentro da nossa sede e começamos a imaginar as primeiras mudanças.
Nosso bazar permanente, estava provisoriamente instalado em uma sala que cairia como uma luva para projeto, e foi pensando neste ambiente que começamos a construi-lo mentalmente.
Dai em diante começamos um processo de descontrução que nós levaria a uma re-construção.
A partir daí, começamos o processo de Transformação. E assim começou a surgir o Coletivo Coca-Cola...

























3 comentários:

  1. Salve salve coletivo.
    òtimo ver esse surgimento de blogs dos projetos de inclusão digital por todo o país.
    Mas uma coisa eu não entendi.
    Vi e desejo sorte a construção de vocês. Mas o que tá sendo desconstrído?
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber ser os cursos que vam ser dado na comunidade porto seguro onde eu moro vam ser emcaminhado para algum emprego

    ResponderExcluir