terça-feira, 31 de março de 2009

PLANO DE CURSO


DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

Conhecendo os Educandos/ Quem sou, Onde estou:
Estes primeiro momento não consiste em apenas conhecer o nome dos educandos e sim trocar idéias, sobre a realidade deles e minha, saber onde moramos, o que o nosso entorno (onde estamos), influencia em nossas vidas! E nos reconhecer como peça dessa realidade, desta comunidade!

Fantasma/ Conhecendo os Fantasmas:
Identificar por meio desta dinâmica os problemas da região e também conhece-los, saber quais os fantasmas que de fato podemos agir e mobilizar.

Mergulho:
Visitar a comunidade para identificar o fantasma discutido em sala, para enriquecer a problematização.

Sistematização do Mergulho:
Por meio das diversas ferramentas, propor a sistematização do mergulho para que nós possamos identificar os problemas a enfrente e o caminho que devemos percorrer!

Problemas a enfrentar/ Conhecendo a comunidade/ ela compartilha desse problema:
Após a sistematização, vamos tentar descobrir os problemas e as dificuldades da nossa comunidade, e para isto precisamos conhecê-la, isso pode acontecer por via de outro mergulho, que teria como alvo identificar como é a estrutura da comunidade, imigrantes, comércios, moradores, construção civil, etc. Sabendo isso poderemos saber se a comunidade compartilha conosco desse problema encontrado e se está disposta a enfrenta-lo.

Possibilidade de Ações:
Depois disso vamos ver as possibilidades viáveis de ações.

Propostas de Ações/ Planejamento:
Os educandos nesta parte vão sugerir e analisar propostas de ações, estudar quais são as melhores e mais efetivas, e desde já começar a planejar os pontos de Ações, como fazer, como, onde fazer e claro o que fazer! E claro onde queremos chegar!

Viabilizar a Ação:
Dependendo do que se trata a ação, vamos junto aos educandos viabilizar a estrutura para a ação.

Dia D:
Dia da Ação, motivar os educandos, preparando-os para os tipos de imprevistos que possam vir, estimular a participação efetiva de todos e todas! Começar no horário e priorizar a mobilização entre os educandos, seja para a organização ou resolução de problemas que possam vir!

Resultados da Ação (Avaliação):
Avaliar resultados imediatos da ação, ver dificuldades; o que saiu errado. Verificar o que deu certo. O que se esperar dessa ação.

Encaminhamentos:
Propor uma ação continua dependendo da ação. Mas focar na importância da continuação de qualquer ação transformadora ou contestadora, para que com isso possa se formar opiniões, ações e resultados!

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